A Carway tem ao dispor os melhores equipamentos para detectar a presença de Localizadores GPS em qualquer viatura.




Caso suspeite de que está a ser geo-localizado(a) sem consentimento e pretende identificar e detectar se realmente está a ser controlado(a), contacte-nos para que possamos ajudar.


LOCALIZADOR GPS INSTALADO A NÍVEL PARTICULAR:

A instalação a nível particular sem o respectivo consentimento constitui uma ilegalidade em acto de espionagem, e em alguns casos pode ser considerado assédio. O RGPD declara que dados pessoais são todas e quaisquer informações sobre uma pessoa que ajudem a identifica-la, o que acontece com a utilização de Localizadores GPS, uma vez que são recolhidos os dados de posição em tempo real.


LOCALIZADOR GPS INSTALADO A NÍVEL EMPRESARIAL:

Por norma as empresas têm frotas de viaturas que são necessários para o exercício da sua actividade. Nestes casos, o propósito deverá ser legitimo para protecção e segurança de pessoas e bens ou quando particulares exigências inerentes à natureza da actividade o justifiquem.
Acontece que só podem ser utilizados em casos limitados, como referido no artigo 20.º do Código do Trabalho, sendo que os empregadores deverão respeitar os direitos fundamentais dos seus funcionários, bem como cumprir com uma série de requisitos para o efeito, como por exemplo a obrigação de informa-los devidamente de que as viaturas são geo-localizadas, a sua finalidade, duração e qual a entidade responsável pelo sistema, entre outros…
Será sempre importante encontrar um ponto de equilíbrio entre ambas as partes, de forma a que a sua utilização seja realizada de forma consciente e responsável.

A Carway reforça a importância para o respeito e a utilização por boa fé dos sistemas de geo-localização em qualquer um dos casos acima referidos, sabendo que infelizmente nem todos estão dispostos a fazê-lo em consciência, mas é importante alertar e informar sobre as implicações legais que constituem a utilização indevida destes sistemas.